Starfield

16 Aug 2011

A imagem acima é parte da foto de uma ínfima região do universo tirada pelo Telescópio Hubble no período de 3 de setembro de 2003 a 16 de janeiro de 2004. Estima-se que nessa foto há 10000 galáxias, o que nos mostra que somos insignificantes diante da imensidão do universo. Além dessa grande utilidade, essa foto serve para o caso de pessoas com a síndrome do pequeno poder que soltam a pérola "Você sabe com quem está falando?!". Você poderá mostrar a foto e responder: "Com poeira espacial". A foto serve também como cenário de histórias em quadrinhos de ficção científica, mas simplesmente usar o formato original é feio. Bom mesmo é criar a sua própria. Estamos aqui para isso.

Primeiro, você precisa criar os objetos que vão preencher seu universo. Para esse exemplo vou criar apenas estrelas, então as galáxias e demais astros ficam como dever de casa. Crie antes um retângulo preto de 700 x 300 pixels para o background.

Crie uma estrela de 4 pontas e 5x5 pixels e um círculo de 2x2 pixels. Na parte destacada em vermelho no topo da imagem você pode ajustar o número de pontas da estrela.

Agora você precisa espalhar as estrelas no universo como se estivesse usando um spray desodorante. Felizmente o Inkscape possui uma ferramenta de Spray desde a versão 0.48, então seu trabalho será mínimo.

Selecione os dois objetos e clique na ferramenta Spray no menu lateral.

Configure a ferramenta conforme indicado abaixo na barra de opções.

Saia pixando o universo à vontade, sem medo da polícia galáctica te pegar e mandar para os campos de mineração venusianos.

No final temos um universo estrelado e pronto pra bombar com vida. Podemos adicionar mais detalhes e criar uns efeitos interessantes.

Com a ferramenta de distorção podemos criar um cinturão de estrelas, fazendo com que os objetos fiquem mais próximos. Primeiro você deve selecionar TODAS as estrelas, exceto o background. Depois selecionar a ferramenta conforme indicado abaixo em vermelho, marcar a opção de unir objetos próximos (indicado abaixo), segurar e arrastar.

O GIF abaixo compara o resultado:

Agora vamos adicionar outro detalhe: uma faixa luminosa por baixo do cinturão. Crie um desenho parecido com o ilustrado abaixo e ponha-o SOB as estrelas.

Abra o diálogo de edição de propriedades (Shift + Control + F) e aplique o efeito de blur com o valor 30.

Agora temos nosso background e podemos adicionar mais detalhes como gigantes vermelhas, galáxias distantes e o que mais você quiser que exista em seu universo.