20 Mar 2011

Split

Como quebrar textos no Inkscape.

Essa extensão, disponível no Github, quebra um elemento de texto em vários menores. É mais rápido e eficiente do que digitar letra por letra, palavra por palavra. Você só precisa digitar o texto inteiro de uma vez e logo após mandar quebrá-lo. Ela pode quebrar em linhas, palavras ou letras. Este é um recurso que não existe no Ink, e creio que será implementado em breve, mas por enquanto a extensão resolve o problema.

No início havia o caos...

E continuará havendo se você não instalar o Python em sua máquina. Se você usa Ubuntu (ou alguma distro que já venha com Python), que bom, não se preocupe. Mas ainda assim, certifique-se que o pacote "python-lxml" está instalado. É a biblioteca que o Inkscape utiliza na maioria das extensões. Caso contrário, já sabe:

$ sudo apt-get install python-lxml

Não sei qual é o procedimento para Windows/Mac. Vou esperar que alguém responda isso nos comentários. Ou então, ask Amigoogle.

Sujando as mãos de graxa

Para instalar a nova engrenagem, basta copiar os dois arquivos que estão na página do projeto para o diretório "extensions" nos arquivos do Inkscape.

  • O arquivo INX contém as informações necessárias para o Inkscape criar a janelinha da extensão e saber em que menu do programa colocá-la.
  • O arquivo PY contém a lógica que faz a extensão funcionar.

Baixe os arquivos split.py e split.inx no repositório do GitHub e mova-os para o diretório:

$ mv split.* /home/usuario/.inkscape/extensions

Onde "usuario" é o seu login na máquina.

Será necessário também o arquivo inkex.py (a extensão depende dele para sobreviver) que habita o diretório /usr/share/inkscape/extensions, então

$ cp /usr/share/inkscape/extensions/inkex.py /home/usuario/.inkscape/extensions
OU

Copie os dois arquivos da extensão para o diretório /usr/share/inkscape/extensions/. Dá no mesmo, mas dessa forma a extensão ficará visível para todos os usuários da máquina.

Usuários de Windows: eu acho que essa pasta fica em C:\Arquivos de Programas\Inkscape.

Feito o processo acima, basta reiniciar o Inkscape para que a extensão apareça no menu de extensões.

Testando, som...alô som...

Se tudo deu certo, você deve ver a extensão no menu, como na imagem abaixo:

E tudo que você precisa fazer agora é digitar um texto qualquer, selecioná-lo, escolher as opções (quebrar em linhas, palavras ou letras e manter ou não uma cópia do elemento original) e clicar em Apply.

Agora as letras estão todas separadas, independentes, não moram mais com os pais e respondem pelos seus próprios atos:

Mas o que houve com as letras? Ficaram todas coladas!

Ehehe, é um pequeno bug "non-blocker", detalhe técnico de implementação, mas vamos fingir que é uma feature até eu (ou alguém) corrigir, ok?

Depois que cada letra se torna um novo elemento de texto, basta escolher uma fonte diferente para cada uma e posicioná-las livremente.

E temos o título do Geekman, ainda sem as decorações.