Mapas isométricos

13 Mar 2008

Geodésio D. Rocha, um geógrafo internacionalmente desconhecido, contratou seus serviços de ilustrador para elaborar mapas topográficos de uma determinada região, mas não mapas comuns como na figura abaixo. Geodésio quer mapas em perspectiva.

Embora haja ferramentas próprias para isso, Geodésio deseja apenas ilustrações simples. Você poderia fazer isso facilmente no Blender, mas não terminou de ler aquele tutorial que favoritou no delicious há uns dois anos, então você decide usar o Inkscape para fazer esse trabalho.

É aí que você percebe que seus anos de experiência com SimCity e Transport Tycoon valeram a pena. Você tem a idéia de fazer mapas isométricos, por que são simples, bonitos e lembram os bons tempos de jogatina.

Em breve neste local, uma grande metrópole.

Em breve, aqui, uma metrópole.

Você vai precisar usar apenas dois recursos do Inkscape: Tweak Tool, ferramenta incorporada na versão mais recente e Tiled Clones. Primeiro, crie um pequeno retângulo verde de 20 x 20 pixels e remova seu contorno.

Diálogo de preenchimento e contorno.

Em seguida, selecione-o e acesse o diálogo Create Tiled Clones, no menu Edit -> Clone.

Acessando o menu de criação de clones

O próximo passo é criar vários clones desse retângulo com a janela de criação de clones ladrilhados. Eu criei uma grade de 20 x 20 clones, mas você pode escolher a configuração que desejar.

Clone Wars

Agora que temos nosso exército...digo, nossos clones, basta seguir os seguintes passos:

  1. Selecionar todos os clones e desvinculá-los do objeto original, pressionando Shift + Alt + D ou clicando no item do menu "Unlink Clone" no menu Edit -> Clone.
  2. Selecionar todos os objetos (agora independentes) e girar 45º. (Clique na seleção duas vezes, segure a setinha de rotação e segure Control enquanto move o mouse)
  3. Dar uma volta na casa e tomar um pouco de água.
  4. Ainda com tudo selecionado, diminuir a altura do objeto.

Se tudo ocorreu bem e o passo 3 foi executado sem problemas, então a imagem abaixo ilustra o que você deve ter visto:

Extreme Vectorial Makeover

E agora vem a mágica, parte 1: com todos os objetos selecionados (de novo?) clique na ferramenta Tweak Tool e escolha o modo "Puxar parte do objeto". Se desejar, pode configurar outras opções como intensidade e tamanho.

Escolha sabiamente.

Arraste o mouse sobre a figura e veja o relevo se formando. Movimentos "up-down" criam partes baixas e "down-up" partes altas. Rá!

Criam-se as montanhas e rios

E agora vem a mágica, parte 2: Selecione o modo para mudar as cores dos objetos e apenas depois escolha uma cor na paleta de cores. Cuidado: se você escolher o modo adjacente, ele vai pintar os objetos com cores aleatórias. Um detalhe a observar é que esta ferramenta pinta os objetos nas redondezas com cores intermediárias, você não precisa colorir um por um.

Selecione o modo, depois a cor.

Finalizando a arte, escolhi um verde mais claro para as áreas altas e marrom para as áreas baixas. Crie formas marrons embaixo para fazer o efeito de "bloco de terra". O resultado final é este:

Cores claras indicam áreas mais altas