O computador de Darwin

28.06.11

Não posso deixar de recomendar essa história em quadrinhos sobre evolução: Evolution

Saiba mais sobre algoritmos genéticos aqui.

24 hacks no sistema.

  1. Lucas Castro

    Bozo sempre escolhe jeito mais fácil =P

  2. somatorio

    basta acreditar neles sem exigir qualquer prova, que eles funcionam perfeitamente, e ainda te fazem um café!

  3. Acácio

    Depois do algorítmo super especial de compressão, não duvido de mais nada vindo do Bozo :P

  4. Marcos Vasconcelos

    Algoritmos Genéticos, uma das coisas mais legais na computação hoje em dia.

    Lembro que quando segui um artigo sobre isso para achar expressões matematicas que o resultado seja qualquer numero N dado pelo usuario, o codigo funcionou mas juro que ainda não entendi direito como ele conseguiu.

  5. karlisson

    @Marcos Também acho. É um assunto assaz interessante.

  6. Code

    ALguém ai com projetos inovadores utilizando Algoritmos Genéticos, totalmente feitos em ambiente Linux? Se sim, divulgue! Os melhores projetos ganharão hospedagem grátis com direito a Blog.

  7. Pablo Hess

    Karlisson, como fanático do idioma e estudioso da evolução (a biológica, não a dos códigos binários), faço só uma pequena correção: “algoritmos evolucionistas” -> “algoritmos evolutivos”.

    Evolucionista é quem defende a teoria da evolução.
    Evolucionário é uma tradução feia de “evolutionary”.
    Evolutivo é o termo correto (e tradução correta de “evolutionary”).

    Desculpe o _Plantão da Língua Portuguesa_, mas seu blog é importante e relevante demais pra conter até o menor equívoco. ;)

  8. Pablo Hess

    …Afinal, Software Livre é evolução, software proprietário é design inteligente. :P

  9. Bruno

    A história é justamente o contrário. Segundo o criacionismo o algoritmo é criando por um ser inteligente; e segundo o evolucionismo e surgiria em algum momento após evoluções de si mesmo.

  10. karlisson

    @Pablo, corrigido, obrigado!

  11. Pablo Hess

    @karlisson, disponha. E muito bom FISL pra você. :)

  12. André Luis Ferreira da Silva Bacci

    Você está lendo matéria velha do Pandas Thumb, é?

  13. Lamarc

    Até fiquei com medo na hora que vi a arvore e me lembrei de ED. Pesadelos terei.

  14. DarkSneaselFP

    Ei eu estava tentando fazer um desses muito tempo atrás no meu antigo criador de jogos, outro termo que eu não conhecia! valeu!

    se bem que era uma coisa gráfica e eu não consegui pensar na lógica pra programa-la, isso que dá aprender programação de alto nível antes de aprender lógica, algoritimo e programação de um nível mais baixo. =P
    APP Associação dos Programadores Preguiçosos.

  15. Raoni (Ceará)

    Imagina quando o bozo ouvir falar dos algoritmos meméticos (algoritmos genéticos + busca local) que têm na sua metáfora as artes marciais, ehehhehe! Olha o nome do paper que introduziu os algoritmos meméticos:
    “On Evolution, Search, Optimization, Genetic Algorithms and Martial Arts: Towards Memetic Algorithms”.

    Conselho de quem já estudou muito isso, não levem muito a sério esse lance de metáfora nas chamadas metaheurísticas, cujo os algoritmos evolucionários são uma classe, na realidade a maioria destes métodos foi idealizado primeiro depois que seus criadores buscaram uma metáfora para tentar “vender” melhor suas idéias.

    Aê Karlisson, parabéns pelo novo blog e pelo projeto dos 1001 algoritmos, muito legal! Quando tiver um tempinho vou vê se contribuo com alguma coisa!

  16. D. Henryk

    Eu acho esse site muito interessante, mas ele tem ficado sem sal ao esquecer de suas raízes mais nerds e tentar ser “mais um” site de piadinhas ateístas (volta e meia). Não que ele esteja nesse caminho, mas… que impressão têm ficado?

    A tirinha seguinte à essa (‘newsleak’), por exemplo, é bastante neutra e arrancou gargalhadas minhas. É algo mais sadio que ficar usando um site tão bom e de tamanho talento apenas para briguinhas de “ateísmo x fé”.

    Se é para disseminar as ideias que o autor prega e acredita, digo que haja sites melhores para isso… mas fica a gosto do cartunista, né… pena.

  17. Karlisson

    D. Henryk, eu não sou comediante. Até onde sei, nerds se interessam por qualquer assunto, até mesmo ciência e sociedade.

  18. Code

    @Raoni (Ceará)

    Eu alteraria o título do artigo para:

    “OH Evolution, Search, Optimization, Genetic Algorithms and Martial Arts: Towards Memetic Algorithms!” Para ficar ainda mais transcedental :-D

  19. Caleb

    O(1) é so mae dina mesmo… agora eu ainda acho que é possivel resulver alguns problemas em polinomial basta saber a minimização do problema…

  20. Leandro

    Não faz sentido a tirinha. No último quadrinho a piada não fecha.

  21. D. Henryk

    @Karlisson

    Sim, isso eu também entendo; é que ver umas tirinhas ridicularizando a fé fica sem sal, é como se você tivesse tentando descontar em alguém (apesar de ser legal de sua parte não permitir flamewars aqui =]). Por isso que eu disse “fica a gosto do cartunista”.

  22. Felipe

    O link dos algoritmos genéticos está quebrado :(

  23. Pablo Fernandes

    caramba, é a primeira vez que entro no HackToon…. Universidade me consumindo ao extremo. Mas domingo que vem é último dia de aula, então passarei para ver tudo o que há de novo. Já vi a última do Ó grande, Ás da CLI, tão poderoso Barrabinbarrabash huiaiueha muito bom! abrassss Oh grande mestre Ás do inkscape.

  24. Bruno

    O melhor mesmo é ver a msg que aparece ao posicionar o mouse sobre a figura: “Chuck Norris foi o único capaz de implementar um algoritmo criacionista”.