LibBozo 0.3

03.04.11

Essa HQ foi inspirada em um texto sobre um nobre engenheiro, diplomata, bacharel, chamado Jan Sloot, que desenvolveu um método de compressão de dados revolucionário que nunca saiu do papel, e nunca sairia. O exemplo do alien (que é descrito no início do texto), mostra que é impossível marcar em uma barra um valor com tamanha precisão. Seria necessário ir além da escala sub-atômica para medir o valor exato, até chegar ao ponto em que não haveria mais o que dividir. Por isso o Bozip é uma técnica impossível de ser utilizada. Que pena, Bozo. Tente novamente.

Links

20 hacks no sistema.

  1. elvis ricardo

    interessante ! =)

  2. Ricardo Bittencourt

    Por outro lado a compressão aritmética funciona exatamente desse jeito. Mas ao invés de marcar numa barra a fração, você envia seqüências de números que permitem aproximar com precisão cada vez maior a fração original.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Arithmetic_coding

  3. Denommus

    Fora que a barra variaria de tamanho conforme a variação de temperatura.

  4. PEdroArthur_JEdi

    Best algorithm ever \o/

  5. Stribus

    a controversias: a barra pode ser bem grande para que a menor parte dessa fração ( o 0,001^-∞ )for equivalente a um micrometro ainda sim seria memor q o espaço de todos os livros da terra juntos.

  6. GabrielBAP

    A dilatação linear não é problema por ser uma razão.
    A questão é que uma barra de 1m tem menos de 10 bilhões de átomos em linha reta. Com o BOZIP dá pra comprimir no máximo uns 33 bits na barra.

  7. Danillo Nunes

    É só usar mais barras! :P

  8. hugo

    Acho mais louca a idéia de transformar o conteúdo dos livros em números! Só aí já é um trampo enorme! Imagine como seria esse algoritmo! Pra quem superar essa parte, o lance da barra é moleza, né não?

  9. Di0

    “já teria lido mais que muita gente” – Triste realidade

    Ótimas tiras!!! Gosto muito do seu trabalho!!!

  10. Markus

    Nada que um bolinho de carne com algumas E.colis não resolveria…. :D

  11. Leandro

    Interessante, será que isso pode ser implementado pra revistas também? Imaginem pedir ao jornaleiro um metro da Vip da Bruna Surfistinha!

  12. Stas

    No Contato, de Carl Sagan (livro, no filme cortaram essa parte), a personagem encontra um padrão binário formando um círculo no meio dos dígitos do PI. Dever de casa: se P==NP, o que impede de armazenar o *índice* para o dado codificado, dentro dos dígitos do PI? Ciência troll ;)

  13. Code

    @TODOS

    Se eu fosse o alien, faria diferente. Com certeza o ser verdinho (ou seria cinza?) ja tem a tecnologia de armazenamento de informações quânticas em sua “bagagem cultural”.

    Pois bem! Se cada livro fosse um número monstruoso, e o alien não concatenasse os mesmos em um número mais monstruoso ainda, mas ao invés disso ele colocásse o zero e a vírgula na frente de cada número monstruoso de cada representação de livro separadamente, ele obteria uma fração razoavelmente grande (mas não impossivelmente monstruosa) para cada exemplar publicado na Terra.

    Sabendo que o spin de um átomo poderia ser magnetizado em uma posição fixa entre ZERO e UM com uma precisão monstruosa (monstruosa mesmo), ele poderia armazenar o “conteúdo” de cada livro, em cada átomo, com sua respectiva orientação magnética ;-) (aquele número fracionário que ele gerou para cada número monstruoso de cada livro, apenas colocando o ZERO e a VÍRGULA no início do número)

    E o “arqueolólogo” das estrelas nem precisaria de muito espaço em sua nave para levar embora todo o nosso “conhecimento” escrito (e o que já está armazenado de forma digital). Se armazenado dessa forma, todo o conhecimento/infomação de nossa humanidade não chegaria nem perto de 01 metro cúbico de “informação material”.

  14. Acácio

    O nobre engenheiro foi longe dessa vez, hein? :P

    Muito foda!

  15. Cyan Hat

    Cara totalmente fora do assunto…mas eu notei que não tem mais aquela paradinha do twitter ali no flanco direito esquerdo ….left..right enfim …que sempre tinha uns links bacanas e tals, qual o motivo da “amputação” seriam esteticos?…semanticos?….sintaticos? ou uma suposta retaliação perante a recente substituição do Ruby pelo Java no Twitter tipo:
    “Não me comunico com front-end feito naquela coisa!” :D ..mas questões a parte continue com o bom trabalho || diversão que seja…..:D

  16. Daniel Mattoso

    @Cyan Hat @Karlisson

    Verdade, tinham vários links muito legais entre outros….

  17. Karlisson

    @Daniel, @Cyan
    Não se acanhem: http://twitter.com/nerdson/

  18. Joelma

    Sempre tem um merda querendo aparecer, não é mesmo sr. @Code ?

  19. Code

    @Joelma

    Você é um Troll? xDDDDDD (Não) Seja bem vinda ao Nerdson.com. Aqui os Trolls (não) são bem vindos (nem alimentados) xDDDDD

  20. Leonardo Maciel

    To criando agora uma webcomic minha e to passando pegando links de tiras nacionais pra colocar por lá.

    Gosto muito do teu trabalho, ótimo senso de humor!

    E to aproveitando pra fazer um jabá!
    Se puder dar uma visitada depois, o link é:
    http://nabundanada.com

    Valeu!