Welcome to NaN

Em meados de 2011 resolvi sumir de vista e parar de atualizar o site. Agora, quase 3 anos depois (o que pode ser considerado morte e esquecimento total pela entidade chamada Internet), gostaria de esclarecer os motivos para esse longo hiato.

TL;DR; passei por alguns problemas pessoais e mudanças no curso da vida.

Na época havia acabado de ser contratado na empresa em que trabalhava em Natal, e a partir daí não consegui mais gerenciar o meu tempo, devido à longa distância casa-trabalho e ao cansaço que isso causava. Também estava na reta final da faculdade, então o foco era escrever o famigerado TCC. Não havia mais tempo nem liberdade para exercer o ócio criativo.

Como problemas são animais que andam em bando, no final de 2011 fui diagnosticado com diabetes tipo 1, ou seja, nasci com esse problema (não tem NADA a ver com comer muito doce ou ser obeso), mas (felizmente?) veio a se manifestar muito mais tardiamente que o normal. Não posso dizer que entrei em depressão porque não sei o que é depressão de verdade, mas isso foi um choque de realidade que poucos conseguem aceitar tranquilamente. É uma mudança radical de estilo de vida e alimentação, e o período de adaptação é excruciante. Muitas coisas precisaram ser reavaliadas, e uma delas foi o que eu iria fazer a partir dali. Se teria motivação para continuar com o site. 2012 foi um ano ruim, muito ruim. Eu cheguei a pensar que não teria mais uma vida normal. Mas felizmente, não havia necessidade para tanto drama. Aos poucos fui me acostumando com a mudança de paradigma. Se controlada, a doença não afeta a sua vida.

Ainda no final de 2012 meu amigo Acácio me indicou para uma vaga de frontend dev no UOL e assim surgiu a oportunidade de morar em São Paulo. Aceitei, passei no teste e fiz as malas após uma breve hesitação, afinal, deixar a família é uma decisão difícil. Os primeiros meses foram bem tristes, mas pelo menos a zona de conforto havia sido abandonada, e isso faz bem para o indivíduo.

As pedaladas foram uma grande descoberta aqui. De repente eu estava fazendo o que sempre gostei (pedalar) e o que era obrigado a fazer (exercício). Até o momento, fiz várias "cicloviagens". É o que ajuda a manter a sanidade vivendo aqui. Na foto abaixo, um registro de uma das melhores, a subida da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

Serra do Rio do Rastro

Durante todo esse tempo, porém, não parei de trabalhar no site. Havia certos períodos em que nada era produzido, já em outros muitas ideias e roteiros foram concebidos. Quando decidi interromper as atualizações, estava cansado do modelo que vinha seguindo e decidi fazer um reboot bem no estilo Marvel e DC. Esse reboot levou mais tempo do que o planejado, e não estou sequer perto da conclusão. Até o momento apenas a primeira fase foi concluída: a organização e migração do conteúdo. Abandonei o Wordpress e passei a usar um gerador de site estático que desenvolvi nesse período, orientado às minhas necessidades, e esse site que você está vendo é apenas uma versão beta, ou "Minimum Viable Product".

À medida que as ideias forem implementadas, novos recursos surgirão e aos poucos esse site vai se tornar a viagem que eu imaginei anos atrás. Aguardem, pois há muitas tarefas no backlog que precisam ser detalhadas, mas isso fica para um próximo post.

Não deixe de seguir o perfil Hacktoon no Twitter e no Facebook!

E que a brincadeira continue sem mais interrupções!