Path effects

Natal, como todas as cidades litorâneas nordestinas, atrai visitantes de vários países devido à beleza das praias, cujas ondas são apreciadas pelos surfistas. Em qualquer uma dessas cidades haverá alguém com espírito empreendedor o suficiente para abrir uma loja de artigos esportivos destinados a surfistas. E esse alguém, obviamente, não sabe desenhar, então vai contratar um ilustrador para criar o logotipo da loja.

A Kalango Surf Wear precisa de uma logo que represente bem a região. Bob, o ilustrador contratado, tem a idéia de desenhar um calango, animal típico nordestino. Vamos acompanhar os passos necessários para a criação do nosso calanguinho, utilizando o novo recurso do Inkscape, o LPE (Live Path Effects), adicionado na versão atual, 0.46.

Ah, mas pra que utilizar efeitos para criar essa imagem? É tão simples…
Mas pode ser ainda mais simples. É bem mais fácil desenhar o calango estirado, não é? Confiram na figura abaixo:

Agora que temos nosso objeto (path), podemos aplicar o efeito de deformação instantânea. Selecione o objeto e abra a janela Path Effects, no Menu principal -> Path -> Path Effects ou Shift + Ctrl + 7:

Com a janela aberta, selecione o item Bend Path e clique em Apply. (Nota: eu uso o Inkscape em inglês. Na versão em português, são os itens Caminho -> Efeitos de CaminhoQuebrar caminho). Em seguida, clique no ícone com a setinha (Edit-on-canvas).

Ao clicar nesse botão, o Inkscape selecionará a ferramenta de edição de nós e permitirá que a forma seja alterada. Uma reta verde aparece em cima do objeto. É essa reta que será manipulada livremente.

É possível adicionar mais nós, permitindo manipular o objeto de várias maneiras. Veja abaixo:

É possível ainda alterar a forma original do calango, selecionando a ferramenta de edição de nós, ou apertando F2. Ao alterar a forma original (contorno vermelho), a forma modificada sofre as alterações:

Então eu posso…
Não, não é possível alterar partes específicas do objeto, como se fosse um esqueleto. O Inkscape ainda não faz isso. Você pode tentar a Tweak Tool, que funciona como um tipo de “modelador”.

Terminada a aplicação do efeito, basta colorir e fazer os ajustes finais.

Trabalho concluído, chefe satisfeito, Bob com grana extra. E ainda dá tempo de pegar umas ondas…